sábado, 18 de maio de 2013

Teclado Virtual


Digitando sem Teclado: possibilidades dos Teclados Virtuais.

Já tinha utilizado o teclado virtual, com meus alunos quando trabalhei na APAE, mas contava com o apoio da professora da sala de informática, sempre o considerei de grande importância essa tecnologia que pode atender e auxiliar qualquer aluno na superação dos seus limites.
Tive dificuldade em instalar o programa no computador, mas depois deu tudo certo. Utilizei todas as possibilidades do mesmo, como números, letras e outros códigos.
Observei que estou tão habituada com o uso do teclado, que quando utilizamos outros métodos temos que reaprender, creio que deve ser assim quando alguma pessoas por algum motivo perde os movimentos e precisa se adaptar novamente.
Quando estava utilizando o teclado virtual, observei como ele pode contribuir para o acesso de uma pessoa com dificuldade motora ao computador, pois o aplicativo diminui a necessidade de movimentos que é necessário no teclado manual, dessa forma esse aplicativo pode auxiliar toda pessoa que possua limitações motoras se tornar independente e capazes de participar do mercado de trabalho e também realizar suas atividades com maior facilidade.

                                  Recursos de acessibilidade ao computador 




Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem o computador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário