quinta-feira, 30 de maio de 2013

DOSVOX - Leitor de Tela


Tecnologia assistida para limitação visual.


O DOSVOX é um programa de iniciação aos computadores que comunica com o utilizador através voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho, aprendendo informática!
O Programa realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a leitura de textos pode ser configurada para outros idiomas. 


O que diferencia o DOSVOX de outros leitores de tela é que no DOSVOX, a comunicação homem-computador é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações das pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso torna-o insuperável na facilidade de uso para os que vêem no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível. 

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que é um programa com baixo índice de stress para o utilizador, mesmo com uso prolongado. 

Ele é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes pois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante que o utilizador pode adquirir no mercado os sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana, os quais prestarão ao DOSVOX uma excelente qualidade de leitura. 

O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Window-Eyes, Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, ZoomText, etc) que porventura estejam instalados na máquina do utilizador. 

"Os pontos Braille são sementes de luz levadas ao cérebro pelos dados para germinação do saber"
O programa Dosvox é utilizado para pessoa com limitação visual, possibilita que possa se comunicar e interagir, além de oportunizar o desenvolvimento da linguagem escrita  e oral.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário